Abrir menu Fechar menu

Apoio à Criação e Residências Artísticas

O equipamento municipal Convento São Francisco pretende afirmar-se como um espaço de receção e construção da cultura contemporânea, aberto à experimentação e a novas propostas artísticas das mais diversas comunidades de criadores. Procura-se conceber novos espaços de cruzamento entre diversas linguagens estéticas, disciplinas artísticas e abordagens criativas. 

A Câmara Municipal de Coimbra dispõe no Convento São Francisco de um programa de apoio à criação e de residências artísticas. Prevê-se o acolhimento de artistas e agentes culturais em processo de criação, oferecendo-lhes condições técnicas e de produção para o desenvolvimento dos seus projetos artísticos. Procura-se, a partir deste programa, desenvolver espetáculos de caráter educativo e pedagógico, promovendo ensaios abertos, visitas aos bastidores dos espetáculos, workshops e ateliers.  


No âmbito do programa de apoio à criação e de residências artísticas, a Câmara Municipal desenvolve espetáculos pontuais que convocam, ao Convento São Francisco, a comunidade e os agentes culturais e artísticos, locais e regionais, através de concursos e open calls.

De modo a exprimir as transformações profundas que desafiam as formas de criar, produzir e rececionar as artes no século XXI, o programa de apoio à criação e de residências artísticas acolhe propostas de várias gerações de criadores, portugueses e internacionais. Pretende-se estimular o trabalho que se distingue pela vontade de experimentar e de inovar, numa procura constante por novas linguagens estéticas e formais.