Abrir menu Fechar menu

Agenda Cultural

“Clã + Eigreen - Festival Lux Interior”

ℹ️ Informamos que este espetáculo utiliza luz estroboscópica.

Clã
2020 marcou o regresso dos Clã aos discos. "Véspera” chegou com a Primavera, sob o signo da estranheza destes tempos que vivemos. Lançado em pleno confinamento, o nono disco da banda foi muito bem recebido pelo público, imprensa e crítica especializada. O álbum alcançou, na primeira semana, o primeiro lugar no top de vendas da AFP e os temas de avanço – "Tudo no Amor”, "Sinais”, "Armário” e "Jogos Florais” - são presenças constantes nas rádios nacionais. 
"Véspera” foi preparado para incendiar o palco – segunda casa para uma banda amplamente reconhecida pela energia e excelência dos seus concertos. Na nova digressão, os Clã prometem dar corpo e músculo às novas canções, trazendo também com elas outros temas e clássicos que fazem a sua história e a de todos nós.
 "Véspera” conta com 10 canções originais com música de Hélder Gonçalves (Clã) e letras escritas por Arnaldo Antunes (que tem também uma participação especial no tema "A Arte de Faltar à Escola”), Aurora Robalinho, Capicua, Carlos Tê, Samuel Úria, Regina Guimarães e Sérgio Godinho. As colaborações artísticas estendem-se também a uma forte componente visual e estética, entregue às mãos de Vasco Mendes (que realiza os videoclipes de "Tudo no Amor” e "Sinais”) e de Joana X que, com a colaboração de Nuno Marques, tem acompanhado de perto todo o processo criativo da banda, criando pequenos filmes e imagens dos bastidores de "Véspera”. O artista plástico, ilustrador e designer André da Loba é mais um novo cúmplice criativo dos Clã, assinando a identidade e imagem do novo disco e colaborando também com Joana X na realização do videoclipe "Armário”. 
Os Clã foram eleitos em 2021 como Melhor Grupo nos Play – Prémios Música Portuguesa e o single "Tudo no Amor” considerado Melhor Tema de Música Popular pela Sociedade Portuguesa de Autores.


Eigreen (1.ª Parte)
Por entre o sonho e o fresco verdejante do bosque, vindo do desejo de Francisco Frutuoso (voz e teclas) de transpor o seu imaginário para a música, nasce o projeto Eigreen. Retidas no baú durante 8 anos, devido ao seu envolvimento noutras bandas, à impossibilidade de gravação em estúdio e à insegurança de trazer a público uma criação tão pessoal, as canções foram descobertas pela sua irmã gémea Luísa Levi (voz), que desde logo as quis começar a cantar. Daí foi um ápice até o convencer a juntar um grupo de amigos para lhes dar mais forma: Carlos Serra (baixo), João Ribeiro (guitarra) e Rui Pedro Martins (bateria). 
As composições de Eigreen vão desde o registo acústico ao dream rock, passando pelo trip-hop e downtempo. As paisagens cruzam riffs quentes e teclas elegantes. Um baixo apaziguante e um duo de vozes que nos deixa à deriva entre um bosque primaveril coberto de verdura fresca e, ao mesmo tempo, nos eleva a um céu longínquo onde voamos ao lado dos pássaros. 
O álbum de estreia, homónimo, foi gravado nos estúdios Blue House e misturado por Niki Moss nos estúdios Pontiaq e foi lançado em Maio de 2022 com o selo da Lux Records.


Ficha Artística/Técnica
Clã
Voz: Manuela Azevedo
Guitarras e voz: Hélder Gonçalves
Teclados e voz: Miguel Ferreira
Teclados: Pedro Biscaia
Baixo: Pedro Santos
Bateria: Pedro Oliveira
Desenho de som: Nelson Carvalho 
Desenho de luz: Wilma Moutinho 
Desenho cénico: Victor Hugo Pontes 
Figurinos: Cristina Cunha e Victor Hugo Pontes

Eigreen
Baixo: Carlos Serra
Voz, guitarra e teclados: Francisco Frutuoso
Guitarra: João Ribeiro
Voz: Luísa Frutuoso
Bateria: Rui Martins


Classificação Etária
M/6


Duração
120 minutos


Informações
Bilheteira: 239 857 191
bilheteira@coimbraconvento.pt


Compre o seu bilhete aqui


€20 bilhete único

- Para adquirir bilhetes de Mobilidade Reduzida, por favor, contacte a bilheteira do Convento São Francisco (diariamente entre as 15h00 e as 20h00, através do telefone n.º 239 857 191, ou envie mail para: bilheteira@coimbraconvento.pt 





+ Info

Para mais Informações e Pré-Reservas

Para Mais Informações