Abrir menu Fechar menu

Agenda Cultural

“FIO 2 | MEMÓRIAS COMO MATÉRIA-PRIMA”

A 28 de Março de 2016, no âmbito da programação de reabertura do Convento São Francisco, a Câmara Municipal de Coimbra dava início ao seu primeiro projeto artístico FIO | MEMÓRIAS COMO MATÉRIA-PRIMA.

Respondendo ao desenvolvimento de projetos específicos capazes de criar linhas de contacto entre Arte, Cultura e Comunidade, FIO tinha como argumento para a criação um forte sentido comunitário e as memórias do trabalho na Fábrica de Lanifícios de Santa Clara.  

Fundada em 1888 por Jayme Planas Coronellas, Pedro Peig Doria e Buenaventura Doria Borrell, a Fábrica laborou nas instalações do Convento durante cerca de um século. A vida desta unidade têxtil, que tem na memória da cidade um lugar especial, ficou a dever-se a diversas gerações de empreendedores e trabalhadores, que fizeram deste lugar a sua casa diária.

Ao longo de todo o processo artístico, apelando sempre à participação da comunidade, o projeto FIO procurou ativar os patrimónios (materiais e imateriais) associados à Fábrica e homenagear os últimos habitantes do antigo Convento, seja através da documentação ou da pintura mural. 

Após as várias fases de desenvolvimento, o resultado final de FIO, traduziu-se na pintura dos rostos de pessoas ligadas à Fábrica que, ao serem exibidos nas ruas da cidade, em localidades vizinhas e no interior deste mesmo edifício, nos permitiram descobrir um pouco mais sobre a história do Convento São Francisco e da própria região.  

FIO conferiu inegavelmente uma renovada carga emocional ao espaço do Convento, assumindo-se, desde então, como um agente de intermediação e de ligação entre diversas comunidades, sejam estas artísticas, históricas, familiares ou simplesmente locais.


Volvidos 3 anos, ao longo dos quais fomos recolhendo e acumulando (novas) memórias do Convento São Francisco, surgiu a vontade de realizar um novo projeto que evocasse os tempos da Fábrica, estando assim criada a oportunidade para um novo FIO | MEMÓRIAS COMO MATÉRIA-PRIMA. 

Um FIO2, que tendo por base (e de novo) o universo de vivências associadas ao trabalho na Fábrica de Lanifícios de Santa Clara, nos permitiu dar nova vida e cor a histórias e gerar novas memórias.   

Este novo FIO2, desenhado pela Mistaker Maker | Plataforma de Intervenção Artística, apresentou-se como um projeto artístico de forte cariz comunitário e participativo, orientado pelas mãos experientes que integram o projeto A Avó Veio Trabalhar, uma iniciativa de aprendizagem, partilha e empowerment, que através da utilização dos lavores tradicionais e do design, aumentam o poder de intervenção dos séniores na nossa sociedade. 

Itinerando por alguns dos locais mais emblemáticas da cidade de Coimbra, captando o mais amplo dos públicos, os workshops de BORDADO SOBRE FOTOGRAFIA propostos pelo FIO2, proporcionam a construção comunitária de peças únicas que contam a história do património imaterial local e, simultaneamente, a narração de novas histórias e memórias através das conversas informais que surgem de forma absolutamente natural. 

O FIO2 que aqui se apresenta é o resultado de um trabalho feito a muitas mãos que, de novo, se reencontram no Convento, descobrindo memórias com novas visões e com novas cores.


FIO2 | FASE 01 | WORKSHOP COMUNITÁRIO | GRATUITO
14 março | Café Santa Cruz | 15h00 às 18h00
15 março | Ateneu de Coimbra | 10h00 às 13h00
16 março | Convento São Francisco | 15h00 às 18h00

FIO2 | FASE 02 | EXPOSIÇÂO
Local | Welcome Center do Convento São Francisco


A Avó Veio Trabalhar | BIO
A Avó veio trabalhar é um espaço criativo de cocriação artesanal para pessoas com + de 65 anos. Teve início em 2014 com 12 Avós e em 2019 conta com + de 70. A iniciativa usa o design e os lavores domésticos para empoderar e aumentar o poder de intervenção comunitária dos participantes. Em 2015, a Time Out Lisboa, atribui o prémio "Melhor Ideia do Ano" e em 2016 a iniciativa recebe um prémio da Bienal Ibérico-Americana de Design. O projeto faz produtos customizados, desenvolve coleções de "homedecor", dinamiza workshops, ações de team building e visitas guiadas para turistas. As Avós participam em festivais de música, de arte e de cultura, viajam pelo país e lá por fora. Já receberam a visita do Presidente da República e trabalham com diferentes marcas, nomeadamente Benetton, COREGA e delta q. Têm mais de 17 mil seguidores no Facebook e 6000 no Instagram. Mais recentemente, esteve presente na Design Week da Holanda.


MISTAKER MAKER | PLATAFORMA DE INTERVENÇÃO ARTÍSTICA

We make art happen.
In the process mistakes are made.
We try again.
We make mistakes again.
And then, art happens.

Somos uma plataforma de intervenção artística baseada em Lisboa, criada pela Lara Seixo Rodrigues em 2014, que fomenta a produção e a promoção de exercícios e projetos de Arte Contemporânea, em todas as suas formas de expressão. Os nossos objetivos são: o reforço da massa crítica, através da integração de públicos heterogéneos; a exploração de novos caminhos na produção de conteúdos; a criação de produtos artísticos que acrescentem valor social, cultural, turístico e/ou económico à escala local, nacional e mundial.

Facultamos serviços de consultoria, curadoria e produção para dar resposta à crescente e cada vez mais diversificada procura por novas experiências artísticas. Estabelecemos e promovemos parcerias entre distintos sectores, entidades e atores, e colocamos em rede criadores, agentes culturais, espaços de exibição e localidades. O resultado deste espírito colaborativo exprime-se em formatos tão variados e singulares como eventos de arte pública, exposições, residências artísticas, workshops, ativações de marca, novas experiências sensoriais e outros erros que possam surgir pelo caminho.

105 artistas 
13 nacionalidades
28 localizações
472 ações 
(até Jan. 2019)


Ficha Técnica
Promotor | Câmara Municipal de Coimbra / Convento São Francisco
Curadoria | Mistaker Maker: Lara Seixo Rodrigues
Produção | Câmara Municipal de Coimbra / Convento São Francisco

Mistaker Maker
Formador | A Avó Veio Trabalhar
Design gráfico | Ana Martins


Informações
Bilheteira: 239 857 191
bilheteira@coimbraconvento.pt

+ Info

Para mais Informações e Pré-Reservas

Para Mais Informações