Abrir menu Fechar menu

Agenda Cultural

“João Mortágua - AXES | Ciclo _desConcertos”

AXES é o mais recente projeto do saxofonista e compositor João Mortágua, músico destacado como um dos valores seguros do jazz nacional. Tem tido nos últimos anos uma intensa atividade artística, tocando a música de Nuno Ferreira, Miguel Moreira, Filipe Teixeira, Bruno Pernadas, Alexandre Coelho, Nelson Cascais, André Santos, Carlos Bica e André Fernandes, entre outros. Editou ainda mais dois álbuns de sua autoria, "Janela” (2014) e "Mirrors” (2017). Com esta formação Mortágua explora as texturas de quatro saxofones e duas baterias, sem recurso a qualquer instrumento harmónico, propondo um resultado contemporâneo, profundamente marcado pela procura de uma linguagem artística própria, com a qual tem vindo a pautar toda a sua exploração musical. 
"Pirâmide quadrangular assente em ripas estridentes. Fusão entre o erudito e o urbano. Ode ao pássaro citadino e à geometria pagã” 
Sobre o álbum de estreia, editado em 2017, disse a crítica que é "um disco excelente de ouvir, (...) com ideias musicais muito interessantes de seguir” (jazz.pt), "cada melodia abre um caminho amplo, derrubando tudo à sua frente” (Bird is the worm); foi eleito ‘álbum do ano’ pela Jazz Logical; e mais recentemente, disse ainda Ian Patterson, da All About Jazz, na cerimónia de encerramento da European Jazz Conference: "Esta é alguma da música mais vanguardista a ser feita na Europa neste momento; os AXES são um exemplo da música nova que os festivais deveriam estar a celebrar nos seus cartazes." 
Depois de atuarem em festivais como o Spring On! (Casa da Música), 8o Festival Porta Jazz (Rivoli), KM.251 (Ponferrada) ou o Internationales Jazz Festival (Muenster), ciclos como o de Jazz de Ponte de Lima ou o Jazz ao Largo (Barcelos) e espaços como o Gnration (Braga), o Salão Brazil (Coimbra) ou os Jardins do Palácio de Cristal (Porto), em 2019 marcaram presença nos festivais de jazz de Muenster, Suedtirol e Belgrado, para além do Angra Jazz, nos Açores. Ainda este ano voltarão a estúdio com o intuito de gravar o seu segundo álbum. 


Ficha Artística
Saxofones alto e soprano: João Mortágua
Saxofone alto: José Soares
Saxofone tenor: Hugo Ciríaco
Saxofone barítono: Rui Teixeira 
Bateria e percussões: Alex Lazaro
Bateria e percussões: Pedro Vasconcelos


Classificação Etária
M/6


Duração
75 minutos


Informações
Bilheteira: 239 857 191
bilheteira@coimbraconvento.pt


Compre o seu bilhete aqui


Bilhete único: 5€

Nos espetáculos assinalados "Vamos Abraçar a Cultura" é oferecido um bilhete por cada compra de ingressos, ficando disponível nas aquisições efetuadas na bilheteira do Convento São Francisco e nos postos de venda Ticketline. Por razões de ordem técnica não se encontra disponível nas compras online da plataforma TicketLine.

Informação adicional:
- Uso de máscara obrigatório 
- Interdita entrada após o inicio do evento
- Respeite o distanciamento físico e a sinalização do espaço 
- Respeite as indicações dos assistentes no recinto

- Para adquirir bilhetes de Mobilidade Reduzida, por favor, contacte a bilheteira do Convento São Francisco (diariamente entre as 15h00 e as 20h00, através do telefone n.º 239 857 191, ou envie mail para: bilheteira@coimbraconvento.pt 


+ Info

Para mais Informações e Pré-Reservas

Para Mais Informações