Abrir menu Fechar menu

Agenda Cultural

““Nothing” matters (nothing is everything) | Rafael Toral”

"Nothing” matters (nothing is everything) foi pensada para a temática da perda de integridade das paisagens acústicas naturais, mas o outro lado da mesma moeda é a revelação dessa mesma integridade numa "maré baixa” do patamar de ruído que estamos a experienciar no contexto da pandemia. 
A Regada é um lugar situado na Serra do Açor no concelho de Arganil, distrito de Coimbra. Espaço algo idílico situado no fundo de um vale esquecido, sofreu uma alteração profunda na sua paisagem acústica depois do grande incêndio de outubro de 2017. Onde havia um espaço acústico recolhido, aberto, mas íntimo ao mesmo tempo, onde praticamente só se ouviam as aves, os insetos e a água, perdeu-se o efeito de "filtro” e de algum recolhimento oferecido pela floresta. O som do espaço passou a ser experienciado em "carne viva”, audíveis os sons de veículos e ferramentas a quilómetros de distância. O som deixou de ser absorvido pela folhagem da floresta e passou a propagar-se desde distâncias muito maiores, assim como a reverberação do espaço, antes algo aveludada, se tornou mais crua e brilhante. 
"Nothing” matters (nothing is everything) é um retrato acústico daquela paisagem sonora natural em vias de recuperação, da lenta, mas vigorosa regeneração da Natureza. A instalação é um registo tridimensional do ambiente da Regada em vários momentos do dia, um ambiente próximo do Natural em estado puro. A reprodução tridimensional em 8 canais propõe uma experiência sonora imersiva daquele espaço, como se o visitante estivesse na encosta com o vale à sua frente.
O título amplia e amplifica o sentido da peça em inúmeras direções, uma das mais imediatas e óbvias é a presente reconfiguração dos desejos de consumo e a súbita descoberta urbana do valor do nada, do vazio, com a valorização das dimensões mais simples da existência e de uma noção fundamental e absoluta do ser, em especial da noção de não sermos em nada separados da Natureza.


Ficha Artística
Autoria da obra: Rafael Toral
Configuração técnica e direcção artística: Rafael Toral


Biografia
Rafael Toral notabilizou-se como músico pelo trabalho com guitarra e eletrónica, tendo sido considerado, nos anos de 1990, pelo Chicago Reader "um dos guitarristas mais dotados e inovadores da década". Em 2004 lança o "Space Program", uma pesquisa de longo curso sobre performance, silêncio, disciplina e estruturação de discurso musical usando instrumentos eletrónicos experimentais, numa abordagem marcada pelo valor da expressão física do corpo e informada pelo jazz. Também ativo em artes espaciais, as suas instalações apresentam usualmente um comportamento imprevisível e interativo, frequentemente usando sistemas de feedback generativo, como Toyzone - instalação mixed-media em colaboração com João Paulo Feliciano para Sonic Boom - the Art of Sound, na Hayward Gallery, em Londres, em 2000 -  ou Echo Room, instalação interativa apresentada na exposição "Sounding Spaces”, no ICC, em Tóquio, 2003. Colaborou com músicos de diversas áreas, de Alvin Lucier a John Zorn, de Jim O'Rourke a Evan Parker, de Sonic Youth a Sei Miguel. Editou 20 discos, alguns marcantes a nível global, e deu concertos um pouco por todo o mundo.


Classificação Etária
Todos os públicos


Informações
Bilheteira: 239 857 191
bilheteira@coimbraconvento.pt

+ Info

Para mais Informações e Pré-Reservas

Para Mais Informações