Abrir menu Fechar menu

Agenda Cultural

“Requiem em Ré menor, K.626 – Wolfgang Amadeus Mozart - VIII Ciclo de Requiem Coimbra 2020”

*
"Queridos amigos e queridas amigas do CSIC, confrontados com a difícil situação de saúde em que o país se encontra e numa lógica de prevenção e promoção da saúde dos coralistas, músicos da orquestra e solistas, a Direção e os restantes Órgãos Sociais da Associação Ecos do Passado, em consonância com a Direção Artística do Coro Sinfónico Inês de Castro e da Orquestra Inês de Castro, assim como com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, entidade gestora do Convento São Francisco, decidiram ADIAR, para data a anunciar brevemente, o concerto de encerramento - Requiem, de Mozart - do VIII CICLO DE REQUIEM - COIMBRA 2020,  previsto para dia 6 de novembro. 
Com a mesma força e determinação com que realizámos os dois concertos anteriores, voltaremos para realizar o concerto Tributo à Cultura e à Ciência. Desejamos muito que o público que se junte a nós nesse concerto de homenagem. 
Os ingressos já adquiridos permanecerão válidos para a nova data e o valor das reservas feitas connosco, no caso de terem sido pagas ao CSIC, poderá ser restituido se assim desejarem. 
Bem-hajam pelo vosso manifesto interesse e apoio ao nosso trabalho cultural. 
Saudações Sinfónicas"
Coimbra, 1 de novembro de 2020
A Direção da Associação Ecos do Passado


O Requiem em ré menor (K. 626) é uma missa fúnebre do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, de 1791, encomendada pelo Conte Franz von Walsegg, que foi deixada inacabada devido à morte de Mozart em 5 de Dezembro de 1791, sendo completada posteriormente pela brilhante ousadia dos amigos e discípulos de Mozart: Franz Xaver Süßmayr, Joseph Leopold Eybler e possivelmente Franz Jacob Freystädtler. A última composição de Mozart é talvez uma de suas melhores e mais famosas obras, não apenas pela música em si, mas também pelos debates em torno de até qual parte da obra foi preparada por Mozart antes de sua morte. As ousadias da obra, do seu primeiro compositor e dos que mais tarde a finalizaram, permitindo hoje que seja admirada vezes sem conta, vem, neste Ciclo de Requiem, homenagear o lendário Rei D. Dinis, poeta-trovador - que na sua sábia ousadia plantou, para além do Pinhal de Leiria, a Universidade de Coimbra, num documento - Scientiae thesaurus mirabilis - assinado a 1 de março de 1290. Integrado nas Comemorações dos 730 Anos da Universidade de Coimbra, este concerto para além de exaltar a figura histórica de D. Dinis como fundador da Universidade pretende ser um tributo à Cultura e à Ciência, duas missões bem visíveis da história e da atualidade da nossa Universidade. A Cultura e a Ciência atravessam os tempos, e nos dias de hoje, em tempos de pandemia, assumem uma importância e um significado muito especial pelo bem que, com elas, podemos fazer à Vida.


Ficha Artística
Coro Sinfónico Inês de Castro
Orquestra Inês de Castro
Solistas: Ângela Alves (Soprano); Gisela Sachse (Contralto) João Terleira (Tenor) Pedro Telles (Baixo)
Direção: Artur Pinho Maria


Classificação Etária
M/3


Duração
60 minutos


Informações
Bilheteira: 239 857 191
bilheteira@coimbraconvento.pt


Bilhete único: 10€ 


Informação adicional:
- Uso de máscara obrigatório 
- Interdita entrada após o inicio do evento
- Respeite o distanciamento físico e a sinalização do espaço 
- Respeite as indicações dos assistentes no recinto

- Para adquirir bilhetes de Mobilidade Reduzida, por favor, contacte a bilheteira do Convento São Francisco (diariamente entre as 15h00 e as 20h00, através do telefone n.º 239 857 191, ou envie mail para: bilheteira@coimbraconvento.pt 


+ Info

Para mais Informações e Pré-Reservas

Para Mais Informações