Abrir menu Fechar menu

Agenda Cultural

“SONS DA HISTÓRIA”

EXPOSIÇÃO
SONS DA HISTÓRIA
HISTÓRIA DA GUITARRA E DA CANÇÃO DE COIMBRA NA EDIÇÃO DISCOGRÁFICA NACIONAL E INTERNACIONAL
Galeria Pedro Olayo (filho) | Até 25 nov | 15h00 às 20h00 | Gratuito
Sabia que o disco português mais vendido no mundo é um disco de Fados de Coimbra, gravado para a Philips, nos anos 50 do século XX? E que ainda na transição do século XIX para o século XX já os guitarristas e cantores de Coimbra eram famosos em toda a Europa?
A história sempre avançou a hipótese de uma gravação realizada com Augusto Hilário, o primeiro ícone da Canção de Coimbra, mas essa gravação mítica poderá não ter chegado aos nossos dias. Mas muitos foram os sons e as vozes que ficaram para sempre gravadas. A exposição é uma viagem pela história da Guitarra e da Canção de Coimbra na edição discográfica dos séculos XIX e XX.


Sons da História | Miniconcertos Didáticos
Começamos por apresentar e enquadrar a obra discográfica e a importância dos seus autores no panorama musical da época. Depois, o grupo de músicos convidado interpreta alguns temas, numa ilustração sonora de um capítulo da história da Guitarra e da Canção de Coimbra. 


Dia 4 | COIMBRA QUINTETO
Grupo Fado Hilário
SERENATA DE COIMBRA
Galeria Pedro Olayo (filho)
Para escolas e grupos por marcação
Gratuito

Vamos celebrar a gravação do disco português mais vendido de sempre em todo o mundo. Num primeiro momento, Manuel Portugal conta-nos a história deste disco. Depois, os músicos interpretam alguns temas do disco que tornou célebres Luís Góis e António Portugal.


Dia 11 | ARTUR PAREDES E EDMUNDO BETTENCOURT
GRAVAÇÕES DE OURO NA CANÇÃO DE COIMBRA
Galeria Pedro Olayo (filho)
Para escolas e grupos por marcação
Gratuito

Destacamos o momento mais alto da história da Canção de Coimbra, ao mesmo tempo que se presta homenagem a dois músicos da maior importância, Artur Paredes e Edmundo Bettencourt.


Dia 25 | RUI PATO
AS GRAVAÇÕES COM JOSÉ AFONSO E ADRIANO
Galeria Pedro Olayo (filho)
Para escolas e grupos por marcação
Gratuito

O músico Rui Pato faz um pequeno retrato em que realça a importância das gravações que fez com José Afonso e Adriano Correia de Oliveira, destacando, em concerto, os temas de maior êxito.

Informações
Bilheteira: 239 857 191
bilheteira@coimbraconvento.pt

+ Info

Para mais Informações e Pré-Reservas

Para Mais Informações