Abrir menu Fechar menu

Agenda Cultural

“Vigésimo Oitavo | Bonifrates”

Vigésimo Oitavo lança uma provocação sobre o valor que a escola tem (ou não tem) no mundo atual aos que a proíbem, aos que a vendem, aos que a desprezam, aos que a perdem, aos que se perdem nela É uma criação essencialmente performativa, composta por filmes e cena em palco, protagonizadas por atores entre os sete e os dezassete anos.
Vigésimo Oitavo toma como referência o artigo sobre a educação da Convenção sobre os Direitos da Criança e inspira-se no gesto (utópico?) de Malala Yousafzai (um criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo). Deste modo, o foco do projeto performativo Vigésimo Oitavo está colocado na educação, na questão da identidade individual e da sua construção, e no problema do acesso à escola, perante os muitos e facetados abismos entre as crianças e os jovens que têm acesso à educação, ao conhecimento e à cultura e aqueles que, de uma qualquer forma, estão presos por grilhetas de obscurantismo, de pobreza ou de tirania.
Vigésimo Oitavo é uma criação do grupo júnior da Bonifrates. Este projeto tem como finalidades a educação artística e a formação através do teatro. Ao colocar, com os nossos jovens atores, a questão da educação e da escola e ao perspetivá-las a partir do olhar de crianças e adolescentes que vivem (em) realidades radicalmente diferentes da sua, o jogo que jogámos continua, ainda e sempre, a ser o jogo das perguntas sobre a própria (a de cada uma e de cada um) identidade pessoal.
Assim, o espectáculo Vigésimo Oitavo, construído com estes atores - a viver as idades em que, mais do que quaisquer outras, a pergunta Quem sou eu? é a pergunta vital e crítica - é um caleidoscópio de reflexos: tanto os da sua particular procura - nas músicas e nas paredes grafitadas, nas páginas dos diários secretos, na poeira das sms e das redes sociais ou no absurdo aparente dos gestos incompreendidos; como aqueles que encontrámos no nosso material de pesquisa, jornalístico, literário e fílmico, em outras personalidades, ficcionais ou reais, como Malala Yousafzai, Marjane Satrapi ou Zlata Filipovic, umas e outras, a seu modo inspiradoras.


Ficha Artística
Atores: Afonso Silva, Alexandre Matias, Beatriz Janicas, Carolina Cardoso, Filipa Paz, Gustavo Ventura, João Pinto, Luísa Abreu, Matilde Paz, Miguel Pinto, Pedro Albuquerque, Pedro Seabra e Tiago Henriques.

Guião e direção: João Paulo Janicas
Guarda-Roupa e Adereços: Alexandra Silva, Cristina Janicas
Banda Sonora: Amílcar Cardoso
Vídeos: António Miguel Godinho
Design e conceção gráfica do cartaz e painéis: Henrique Patrício
Luz: Nuno Patinho
Desenho e execução da Borla Selecionadora: Filipa Malva
Voz off da Borla Selecionadora: Rui Damasceno
Pesquisa: Bárbara Janicas


Classificação Etária
M/6


Duração
45 minutos


Informações
Bilheteira: 239 857 191
bilheteira@coimbraconvento.pt



Compre o seu bilhete aqui

Geral – 4€
Estudantes, menores de 30 e maiores de 65 anos, grupos a partir de 10 pessoas – 2 €


+ Info

Para mais Informações e Pré-Reservas

Para Mais Informações

239857190