Abrir menu Fechar menu

Agenda Cultural

“ZYG #2 | Companhia de Música Teatral”

ZYG #2 é uma experiência artística que parte dum objeto-espaço poético: casa, ventre, ovo, ser vivo, nave, nuvem, gota de água ou isso tudo e nada disso. Um convite à escuta profunda duma corrente sonora em permanente mutação onde os sons da água são um fio condutor duma viagem onde se encontram múltiplos sons, que pode ter vários rumos, vários companheiros e dar origem a muitas histórias. Uma escultura-estrutura aberta, em comunicação com o exterior, onde o diálogo entre o vazio e as linhas orgânicas da madeira cria a sensação de espaço delimitado. Dele emana um manto sonoro onde coabitam sons eletrónicos, da paisagem sonora, da voz humana, de objetos ou instrumentos alternativos, das múltiplas cores sonoras da água. Um espaço íntimo, acolhedor, convidativo ao entrar e ao estar, ao ouvir e ver de formas muito diferentes e pessoais. A várias "vozes” seguindo vários trilhos possíveis desvendados pela escuta. Seja a do ouvido ou a de outra qualquer forma de perceber a vibração que emana do espaço.

A instalação é habitada de forma contemplativa ou como espaço lúdico-performativo, isto é, um "palco" onde adultos e crianças exploram as fronteiras entre a comunicação, o jogo informal, a descoberta dos sentidos e o instinto da arte. A observação desse registo "performativo" é uma parte importante da ideia, um convite à descoberta da origem da arte, das suas raízes na musicalidade comunicativa. Especialmente pensada para crianças, num formato íntimo, original e inovador, ZYG é simultaneamente uma instalação e uma performance pelo público, um convite à imaginação, ao espanto, à escuta, à construção duma poesia-do-momento, feita de sons, formas e gestos.
A primeira versão de ZYG resultou duma parceria entre a Companhia de Música Teatral, a Fábrica das Artes e a companhia de dança contemporânea norueguesa dybwikdans, com o apoio do programa Pegada Cultural | Primeiros Passos. ZYG#2 radica-se nessa experiência e propõe uma nova leitura do espaço-escultura, colocando a água no seu âmago.


Ficha Artística/Técnica
Conceção/Produção Companhia de Música Teatral
Direção Artística e Composição Musical Paulo Maria Rodrigues
Espaço-escultura Miguel Ferraz
Eletrónica Rui Penha

Classificação Etária
Todos os públicos


Informações
Bilheteira: 239 857 191
bilheteira@coimbraconvento.pt


Informação adicional:
- Uso de máscara obrigatório 
- Interdita entrada após o inicio do evento
- Respeite o distanciamento físico e a sinalização do espaço 
- Respeite as indicações dos assistentes no recinto




+ Info

Para mais Informações e Pré-Reservas

Para Mais Informações