Abrir menu Fechar menu

Agenda Cultural

“Homenagem ao Maestro José Firmino”

Uma justa homenagem ao Maestro José Firmino.
José Firmino Morais Soares é natural de Bóbeda, Chaves (12.04.1931). Faleceu aos 91 anos (18.03.2023), na Figueira da Foz.  
Diplomou-se nos Cursos Superiores de Composição e de Piano tendo-se radicado em Coimbra onde foi professor no Conservatório de Música, pertencendo, ainda, à sua primeira Direção. Nas últimas décadas viveu na Figueira da Foz. 
Desenvolveu um intenso trabalho no campo da Educação Musical, destacando-se o convite da Direcção-Geral do Ensino Básico para a elaboração do programa da disciplina de Educação Musical, para ser seguido, oficialmente, em todas as escolas do país.
Proferiu várias conferências e palestras em diversas cidades do país. Realizou inúmeros concertos no nosso país e no estrangeiro, tendo obtido as mais diversas distinções e prémios.
Foi galardoado, em 1987, com a Medalha de Mérito Cultural da Câmara Municipal de Coimbra e, em 1993, com a Medalha da Câmara Municipal de Chaves. Em dezembro de 2004 foi-lhe atribuída, pelo Município de Colombe (Paris) a Medalha da Cidade.
É autor de uma vasta obra de música coral e de diversas obras de música de câmara e música sinfónica contemporânea, tendo recebido vários prémios de composição nacionais e internacionais. 
Em Coimbra, a ação de José Firmino destacou-se na vertente pedagógica e cultural. Além do ensino no Conservatório de Música de Coimbra, fundou, em 1972, e dirigiu durante 20 anos, o Choral Poliphonico de Coimbra. Em 1982 fundou, ainda, o Coro dos Pequenos Cantores de Coimbra que dirigiu desde essa data até 2006. Apresentou-se, com estes agentes culturais em inúmeros concertos e Festivais, no país e no estrangeiro. Em maio de 2004 apresentou-se com o Coro dos Pequenos Cantores de Coimbra no X Festival Internacional de Coros de Alicante – Espanha, tendo sido galardoado com o Diploma de Ouro.
No âmbito da "Coimbra Capital Nacional da Cultura 2003” foram executadas, pela Orquestra de Câmara de Coimbra, quatro obras sinfónicas de José Firmino, baseadas em temas de Coimbra e que lhe foram encomendadas pela Orquestra e pela Câmara Municipal de Coimbra.
Em julho de 2004 foi apresentada, em estreia universal, a sua "Suite Sinfónica AEMINIUM”, com sete andamentos, baseada em monumentos e personagens históricas de Coimbra. A obra, interpretada pela Orquestra Clássica do Centro, sob a direção do Maestro Virgílio Caseiro, foi incluída na abertura do XII Festival Internacional de Música de Coimbra.
Do concerto farão parte o Choral Poliphonico de Coimbra (CPC), a Orquestra Clássica do Centro (OCC), o Coro dos Pequenos Cantores de Coimbra (CPCC), a Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra (Coro de Alunos e Coro de Pais e Encarregados de Educação) (EACMC), o Coro do Conservatório Regional de Coimbra (CRC) e o Ad Libitum.


Ficha Artística/Técnica
Orquestra Clássica do Centro
Choral Poliphónico de Coimbra
Coro dos Pequenos Cantores de Coimbra
Escola Artística do Conservatório de Coimbra
Conservatório Regional de Coimbra
Ad Libitum


Classificação Etária
M/6


Duração
120 minutos


Informações
Bilheteira: 239 857 191
bilheteira@coimbraconvento.pt


Entrada gratuita, mediante levantamento prévio de bilhete, até ao máximo de 2 bilhetes por pessoa, na Bilheteira do Convento São Francisco, a partir do dia 11 de abril, entre 15h00 às 20h00. Não são aceites reservas. Lotação limitada.

+ Info

Para mais Informações e Pré-Reservas

Para Mais Informações