Abrir menu Fechar menu

Agenda Cultural

“Ó - um dispositivo de dança de Cristian Duarte em Z0NA”

Seguindo a sua pesquisa sobre minimalismo na dança e a sensorialidade do movimento, Cristian Duarte manifesta nesta criação a vontade de estabelecer uma dramaturgia tátil através da modulação incessante da percepção e do afeto.
O mito de Orfeu, ponto de partida para esta obra, disparou uma vontade reflexiva sobre como re-significar o discurso relacional presente na narrativa grega. Na insistência por estabelecer um pensamento distante do hemisfério trágico, o olhar para trás de Orfeu, que o fez supostamente abandonar todo o seu investimento libidinal por Eurídice, tornou-se, para nós, um juízo. Qualquer escolha se depara com encruzilhadas e eleger um mundo que compreende o gesto de olhar para trás - com todas as metáforas que isso deve e pode designar com consciência - traz ao trabalho um movimento próximo de uma ecologia dos afetos, e distante da frontalidade obediente.
Como encontro que se estabelece entre muitas instâncias, das moleculares às mais exteriores, a peça convida o público para integrar, junto dos bailarinos, um campo de empatia. Esse sentimento é o movimento fundamental para a obra estabelecer uma dilatação de detalhes e subtilezas.

Espetáculo integrado na programação Linha de Fuga 2022


Sobre Cristian Duarte em Z0NA
Z0NA é uma iniciativa do coreógrafo Cristian Duarte para estar, criar, produzir, difundir, co/mover o pensamento e excitar a percepção virtu/sensorial com dança junto de outres artistas e técnicos profissionais que gostam, apoiam e promovem o trânsito entre as diversas áreas do conhecimento, entre linguagens, criando contextos para experimentação e pensando esse trânsito de informação como estratégia de pesquisa em dança. Sua produção é reconhecida por importantes prêmios no Brasil e suas produções são apresentadas em diversos contextos nacionais e internacionais.

Cristian Duarte 
O coreógrafo Cristian Duarte é um artista paulistano com mais de 25 anos de experiência. Sua formação inclui o Estúdio e a Cia Nova Dança em São Paulo e a graduação no P.A.R.T.S. (Performing Arts, Research and Training Studios) em Bruxelas. A sua prática artística tem sido marcada pela criação de contextos de experimentação e formação em dança como APT?, DESABA e LOTE/Z0NA. Foi convidado como professor pela P.A.R.T.S. (Bruxelas), plataforma SICW - Seoul International Choreography Workshop (Seul), DOCH/SKH-Stockholm University of the Arts (Estocolmo). Coreografou para o Cullberg Ballet (Estocolmo), Transiti-ons Dance Company no Laban Center (Londres). Sua produção tem sido reconhecida pelos principais prêmios de dança do Brasil e é apresentada internacionalmente. Foi um dos curado-res do Programa Artístico da Bienal Sesc de Dança 2019.


Apoio à produção


Coprodutores: Teatrão, Citemor
Parceiros: Convento São Francisco/CMC, TAGV, Centro Cultural Penedo da Saudade, CES
Apoios: A Camponeza, APBC, Atelier A Fábrica, CAPC, Cena Lusófona, Col.Eco, Cooperativa Bonifrates, Fundação Inatel, GEFAC, IPDJ, JACC, Rádio Baixa, RUC, TEUC, Turismo Centro


Ficha Artística/Técnica
Produção: Cristian Duarte em Z0NA
Coreografia: Cristian Duarte 
Dança: Aline Bonamin e Felipe Stocco 
Composição Musical: Tom Monteiro 
Luz: André Boll 
Fotografia: Haroldo Saboia e Renato Mangolin 
Coprodução 2022: Aline Bonamin, André Boll, Cristian Duarte e Felipe Stocco 
Apoio: Casa do Povo 
Produção-Difusão: BONOBOS produções artísticas
Créditos estendidos da criação/2016:
Cocriação e Coprodução: Cristian Duarte em companhia de Aline Bonamin, Bruno Levorin, Felipe Stocco e Tom Monteiro 
Conceção e Produção de Figurinos: Aline Bonamin, Bruno Levorin, Cristian Duarte e Felipe Stocco 
Consultoria de Figurino: Daniel Lie 
Assistência de Dramaturgia e Coreografia: Bruno Levorin 
Vibração: Rafaële Giovanola 
Provocação: Thiago Granato 
Fotografia: Haroldo Saboia 
Cooperação com: CocoonDance (Bonn) 
Co-produzida: Théâtre du Crochetan Monthey, Theatre im Ballsaal Bonn, CocoonDance 
Apoio. Lote#4 - 17ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo, Lote#5 - 21ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo, Goethe Institut São Paulo, Casa do Povo, Ministerium für Familie, Kinder, Jugend, Kul-tur und Sport des Landes Nordrhein-Westfalen, Kunststiftung NRW, Bundesstadt Bonn and Théâtre-ProValais, Le Conseil de la Culture Etat du Valais, La Loterie Romande.

Esta apresentação é feita em colaboração com o Teatro do Bairro Alto: TBA, Lisboa onde a peça será apresentada nos dias 23 e 24 de setembro de 2022.


Classificação Etária
M/12


Duração
60 minutos


Informações
Bilheteira: 239 857 191
bilheteira@coimbraconvento.pt


Compre o seu bilhete aqui


€10
€8 estudantes; ≥65 anos; grupos ≥ 10 pessoas; desempregados; profissionais de artes performativas e de música


+ Info

Para mais Informações e Pré-Reservas

Para Mais Informações