Abrir menu Fechar menu

Agenda Cultural

“A Hora cigana: Ode à Música Romena | Subito Trio”

Concerto dedicado à música tradicional e clássica romena, integrado no projeto de promoção cultural europeia do Convento de São Francisco.

A "Hora”, dança tradicional romena característica pela sua formação de círculo, compreende uma das sonoridades mais reconhecíveis da cultura musical da Europa de leste, tendo sido utilizada por vários compositores clássicos nas suas composições ao longo do século XX e XXI.

Numa autêntica viagem pelo tempo e espaço, este concerto promete transportar os ouvintes para as montanhas da Transilvânia, onde o som misterioso e energético da música tradicional cigana serão trazidos pelo violino, piano e violoncelo.

Pirlea Ioan Octavian, Tiago Anjinho e Jiali Wang são formados na Royal Academy of Music de Londres, onde todos completam os seus estudos superiores. Provenientes da Roménia, Portugal e China, os três jovens músicos são premiados em várias competições nacionais e internacionais, como solistas, lançando-se agora na vertente de música de câmara com o Subito Trio. 

Numa primeira parte, um recital de violino e piano com obras de George Enescu, Ciprian Porumbescu e Ion Scarlatescu. Três compositores icónicos romenos do seculo XX, em que o virtuosismo do violino, característico das Hora ciganas, pode ser escutado e acompanhado com um pé de dança frenético. Também o lirismo intoxicante e rústico da europa de leste poderá ser degustado por quem estiver interessado em testemunhar o choro do violino, característico deste género musical.

Na segunda parte do concerto, o violoncelista conimbricense Tiago Anjinho junta-se ao duo para interpretar o famoso trio n 1 em Lá Menor de G. Enescu, num casamento perfeito entre as sonoridades das cordas com o ambiente tradicional romeno. 


Ficha Artística
Violino: Pirlea Ioan Octavian
Violoncelo: Tiago Anjinho
Piano: Jiali Wang


Classificação Etária
M/6


Duração
60 minutos


Informações
Bilheteira: 239 857 191
bilheteira@coimbraconvento.pt



Abertura de bilheteira em breve.


Bilhete geral: 8€
Estudante, a partir dos 65 anos, grupo a partir de 10 pessoas: 6€


Nos espetáculos assinalados "Vamos Abraçar a Cultura" é oferecido um bilhete por cada compra de ingressos, ficando disponível nas aquisições efetuadas na bilheteira do Convento São Francisco e nos postos de venda Ticketline. Por razões de ordem técnica não se encontra disponível nas compras online da plataforma TicketLine.

Informação adicional:
- Uso de máscara obrigatório 
- Interdita entrada após o inicio do evento
- Respeite o distanciamento físico e a sinalização do espaço 
- Respeite as indicações dos assistentes no recinto

- Para adquirir bilhetes de Mobilidade Reduzida, por favor, contacte a bilheteira do Convento São Francisco (diariamente entre as 15h00 e as 20h00, através do telefone n.º 239 857 191, ou envie mail para: bilheteira@coimbraconvento.pt 







+ Info

Para mais Informações e Pré-Reservas

Para Mais Informações