Abrir menu Fechar menu

Agenda Cultural

“Dar a Ouvir | Paisagens Sonoras da Cidade”

Dar a ouvir. Paisagens Sonoras da Cidade é um projeto em torno de uma instalação audiovisual que permite a exploração artística, educativa e lúdica do Arquivo Sonoro do Centro Histórico de Coimbra. 

A partir do dispositivo interactivo Mobiliário Sonoro 01 (MS01), desenvolvido com base numa parceria entre o Jazz ao Centro Clube e o Computational Design and Visualization Lab. do Cognitive and Media Systems Group, Centro de Informática da Universidade de Coimbra, este projeto visa dar a conhecer a cidade de Coimbra por uma perspetiva audível: a partir das suas paisagens sonoras. Procura sensibilizar para a escuta e para o som enquanto objeto social e criativo, num processo em que os sentidos se complementam. 

O programa associado à apresentação da instalação, desenvolvido pelo Serviço Educativo do Jazz ao Centro Clube, inicia no dia 25 de junho, às 11h, com a oficina Passeios Sonoros, Entre Margens orientada por Luís Antero. Durante a tarde, o programa inclui a abertura ao público da Instalação Sonora, em exposição no Convento São Francisco até ao dia 24 de setembro, e o concerto Paisagens Sonoras da Cidade com Luís Antero e Harry Sumner.  


Programa

18 de julho | 18h30
Blackbox

FILME + CONVERSA
SOUNDWALKERS
Um filme de Raquel Castro

Soundwalkers, de Raquel Castro, é um inquérito, uma busca de sentido para os sons da nossa vida. Uma viagem pelos ruídos e os espaços e as pessoas e os espaços moldados pelos ruídos. Uma consciência dos lugares enquanto construções sonoras, dos lugares enquanto ligações aurais. Durante cerca de 35 minutos, artistas, músicos, arquitetos e outras pessoas que vivem atentas ao mundo sonoro, dão-nos ideias sobre o que é o Som e a importância de sabermos... ouvir. 

A exibição do filme é seguida de conversa com Raquel Castro, Carlos Alberto Augusto e Luís Antero. 


Ficha Técnica

Coordenação geral: José Miguel Pereira
Coordenação Serviço Educativo: Catarina Pires
Produção / JACC: Adriana Ávila
Técnico de som / JACC: João Miranda
Instalação Sonora: CDV Lab. - CISUC (Tiago Martins, Pedro Martins, Penousal Machado e João Bicker)
Fotografia: João Duarte
Design gráfico: Joana Monteiro


Classificação Etária
M/6


Informações
Bilheteira: 239 857 191
bilheteira@coimbraconvento.pt


Entrada Gratuita 






+ Info

Para mais Informações e Pré-Reservas

Para Mais Informações

239857191