Abrir menu Fechar menu

Agenda Cultural

“No Escuro e à Escuta”

Durante 41 anos Portugal viveu sob um regime autoritário que governou em ditadura até ao golpe de Estado de 25 de Abril de 1974. Durante esse período a PIDE, a polícia secreta, controlava toda a informação através dos meios de censura. Por outro lado, a propaganda do Estado criou uma nova narrativa de identidade nacional.
No Escuro e à Escuta é um documentário sonoro sobre a censura e a propaganda em Portugal durante o Estado Novo. Trata-se de uma sessão desenhada para o ouvido, que desperta a memória de um passado recente e muito marcante da história de Portugal. Este documentário inclui entrevistas gravadas em fevereiro e em março de 2019 em Arcos de Valdevez, Braga, Coimbra, Aveiras de Cima, Cova da Piedade e Lisboa, e também sons de arquivo da RDP.
No escuro, de olhos abertos ou fechados, vamos ouvir histórias de quem teve coragem e medo; vamos ouvir sons outrora escondidos; e vamos voltar a sentir, ouvindo, o palpitar de corações descompassados. Será a censura uma coisa do passado?
No Escuro e à Escuta foi realizado para o programa Abril em Lisboa, comemorativo dos 45anos do 25 de Abril, e foi apresentado na Sala de Visionamento do Edifício da Rank Filmes/Cinema São Jorge, uma pequena sala onde alguns filmes terão sido vistos pela Comissão de Censura aos Espectáculo durante o Estado Novo.

"No Escuro e à Escuta” está nomeado para Melhor Documentário Rádio na edição deste ano dos PRIX EUROPA.


Ficha Artística/ Técnica
Realização, montagem e narração: Sofia Saldanha
Masterização: Nuno Morão
Imagem: Hilda Reis
Com: Henrique Barreto Nunes, José Avelino, Maria Augusta Costa, Pedro Magalhães, Lia Magalhães, Raquel Henriques, Alberto Brito, Rosalina Silva, Francisco Lacão, Fátima Afonso, Arminda Saldanha, José Duarte, Manuela de Oliveira, Sónia Ferreira, Álvaro Garrido e Raul Costa.
Sons de arquivo: RDP
Parceria: EGEAC, Antena 2 e In The Dark Lisboa.


Classificação Etária
M/12


Duração
42 minutos


Informações
Bilheteira: 239 857 191
bilheteira@coimbraconvento.pt


Gratuito


Informação adicional:
- Uso de máscara obrigatório 
- Interdita entrada após o inicio do evento
- Respeite o distanciamento físico e a sinalização do espaço 
- Respeite as indicações dos assistentes no recinto

- Para adquirir bilhetes de Mobilidade Reduzida, por favor, contacte a bilheteira do Convento São Francisco (diariamente entre as 15h00 e as 20h00, através do telefone n.º 239 857 191, ou envie mail para: bilheteira@coimbraconvento.pt 


+ Info

Para mais Informações e Pré-Reservas

Para Mais Informações