Abrir menu Fechar menu

Agenda Cultural

“Sonoridades Nórdicas – o Piano e o Violino de Edvard Grieg”

Edvard Grieg é reconhecido como um compositor de canções e pequenas peças para piano, encontrando sempre conforto na forma miniatura. No entanto, as obras maiores de Grieg, como as suas sonatas para piano e instrumentos de cordas e o seu concerto para piano e orquestra, demonstram toda a sua criatividade e genialidade, apresentando sempre o lirismo pelo qual Grieg é tão bem conhecido. Segundo o compositor, as três sonatas para piano e violino pertencem às suas obras melhor concebidas e melhor representativas do seu desenvolvimento enquanto compositor: a primeira, ingénua e idealista; a segunda, nacionalista; e a terceira com uma visão mais amadurecida.

Programa:

Sonata nº 1, Op. 8
    I. Allegro con brio
    II. Allegretto quasi Andantino
    III. Allegro molto vivace

Sonata nº 2, Op. 13
    I. Lento doloroso – Allegro vivace
    II. Allegretto tranquillo
    III. Allegro animato

- Intervalo -

Sonata nº 3, Op. 45
    I. Allegro molto ed appassionato
    II. Allegretto expressivo alla romanza
    III. Allegro animato


Bernardo Santos
Encontra-se atualmente a frequentar a pós-graduação "PG Advanced Diploma” na classe da professora Deniz Arman Gelenbe, no Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance, sendo bolseiro desta universidade (Trinity College London Scholar), da Fundação GDA e da Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro.
Formado pela Universidade de Aveiro e pelo Conservatori del Liceu em Barcelona, Bernardo Santos estudou sob a orientação de Álvaro Teixeira Lopes e Josep Colom, tendo iniciado os seus estudos de piano na classe de Klara Dolynay, com 10 anos. Na vertente de música de câmara, teve a oportunidade de trabalhar três anos com o pianista compositor António Chagas Rosa. No seu percurso pela Universidade de Aveiro, foi galardoado com o Prémio Município de Aveiro, atribuído ao melhor aluno do curso de música da Universidade de Aveiro a terminar esta licenciatura. Além disso, terminou também a componente de piano relativa ao seu Mestrado com classificação máxima (20 valores). A nível de investigação, Bernardo Santos tem realizado estudos sobre a obra de Frederico de Freitas, sendo responsável pela edição crítica e publicação do Tema e Variações deste compositor.
Desde o início dos seus estudos que participa regularmente em concursos nacionais e internacionais, destacando-se a sua premiação no Concurso Internacional do Conservatório Russo Alexander Scriabin (Paris) em 2013 e o prémio Outstanding Soloist do concurso e festival Mastering the Concerto, na Bulgária, em 2017. Recentemente, foi responsável por ministrar masterclasses em diversas escolas e universidades no Brasil.

David Wyn Lloyd 
Doutorado pela Universidade de Sheffield, em Inglaterra, iniciou os estudos superiores em 1981, no Royal College of Music em Londres. Durante o período em que frequentou esta instituição superior foi galardoado com vários prémios a solo e música de câmara. Prosseguiu os estudos com Peter Schidlof, do Quarteto Amadeus, e participou em masterclasses na Cornualha. Enquanto solista, David Loyd tem tido uma carreira profissional intensa, tendo-se apresentado em recital por toda a Grã Bretanha, assim como em Portugal, Estados Unidos, Rússia, Inglaterra, Noruega e Espanha. A nível de música de câmara, destacam-se os recitais com o Quarteto do Porto, Quarteto Camões, Quarteto Lyra, Khora, Performa e Portotango Ensemble, tendo gravado com o Quarteto Lyra, Quarteto do Porto e Portotango Ensemble. Enquanto membro de orquestras, David Lloyd tocou com as principais orquestras de Londres, tais como a Orquestra Sinfónica da BBC, London Philharmonic, Royal Philharmonic, entre outras, colaborando em cinema e televisão e assinando várias gravações. Durante a sua estada em Londres, tocou com inúmeros maestros, entre os quais Klaus Tennstedt, Christoph von Eschenbach, Bernard Haitink, Pierre Boulez, Sir John Pritchard, Vladimir Ashkenazy, Zubin Mehta, Günter Wand, Sir Simon Rattle, Guiseppe Sinopoli, Sir Andrew Davis, Sir Colin Davis, Gennady Rozhdestvensky, Alexander Lazarev e Essa Pekka Salonen, entre outros. 
Desde 1996 que David Lloyd leciona violino, viola d’arco, música de câmara e orquestra na Universidade de Aveiro, contando já com dezenas de alunos premiados em inúmeros concursos.


Ficha Artística
Piano: Bernardo Santos
Violino: David Lloyd


Classificação Etária
M/6


Duração
70 minutos


Informações
Bilheteira: 239 857 191
bilheteira@coimbraconvento.pt



Compre o seu bilhete aqui


Geral: 8€
Estudantes, maiores de 65 anos e grupos a partir de 10 pessoas: 5€

+ Info

Para mais Informações e Pré-Reservas

Para Mais Informações